Manual de Marketing vol.1




Muitos estão atrás da fórmula secreta que faz com que a minoria dos literários tenham êxito em suas realizações no mercado editorial. Pesquisando um pouco e praticando o que tem dado certo, trouxe algumas dicas para quem está passando por esta luta, digamos, sem tréguas. É claro que nada é milagroso e tudo depende exclusivamente do quanto cada um pode se dedicar material/imaterialmente, mas algo é certo, se quer destaque - faça aquilo que ninguém ainda fez. 


* Atingir o público alvo:
Isso é o que chamamos de mais difícil antes, durante e depois da escrita de um livro. E o que mais se percebe são pessoas fazendo tudo errado. Não importa se o seu público existem dois, quatro, dez, cem ou milhões. Você terá que realizar o mesmo trabalho como se tudo dia fosse a primeira vez. O público alvo é aquele grupo de pessoas ao qual seu livro foi dirigido. Muitas vezes o público descobre-se como tal quando não faz parte deste alvo, mas se identificou com a leitura de certo livro e espera pelo próximo lançamento do autor. 

Importante - público é o leitor que lê o seu livro. Um lançamento de seu primeiro livro repleto de amigos, familiares e pessoas intimas, não são, necessariamente, seu público, mesmo porque muitos comprarão seu livro em decorrência do evento. Então... Calma lá... Seu público virá em seguida, quando ele nascer no mercado. Como disse, mesmo que sejam três pessoas que compraram seu livro e gostaram da obra, abrace-as, elas são as sementes! Serão elas que indicarão e proliferarão que vale a pena ler seu livro; que convencerão outros leitores a estarem adquirindo, seja de forma direta ou indireta. E o mais importante, serão elas que formarão a fidelidade - comprarão sua próxima obra. 

* Desenvolver divulgação nos canais onde está esse público: 
Observa-se que muitas pessoas estão sempre dispostas a divulgar. Mas será que estão divulgando no local certo? É necessário fazer uma pesquisa antes, estudar quais são os grupos prováveis de pessoas que gostarão de sua obra, considerando a faixa etária, hobbies, clãs sociais, e principalmente, se possuem o hábito da leitura. Converse com blogs literários, eles te ajudarão a encontrar este público, pois muitos deles resenham um determinado gênero literário. Exemplo, no caso da literatura erótica, esta não pode ser colocada explicitamente numa rede social que crianças ou pessoas adultas que não gostam do gênero, tenham acesso. Neste caso existem grupos no Facebook dirigido a este gênero de literatura, os quais possuem suas regras de postagens e o autor deverá se sujeitar a elas. Esses grupos específicos de acordo com o gênero literário são uma ótima opção de se iniciar esta busca. Mas cuidado... A abordagem é algo que se ganha ou perde tudo, é necessário fazê-la com critérios, logo veremos adiante esta pauta.
* Vou realizar um evento... Mas... Cadê o público?
Antes de qualquer evento deve ser promovido este prévio convite, no mínimo quatro meses antes, com inovação na forma de expor a divulgação, usando-se de textos, imagens, sons, frases curtas e de efeito, levando em conta a UTILIDADE - Livro erótico precisa de uma divulgação ousada. De romance, romântica. De terror, precisa conotar medo, e assim por diante. Lembrando que se pode valer desta divulgação nos canais onde se encontra este público que quer atingir.


Ficarei por aqui, e trarei na próxima quinta, mais tópicos sobre marketing.
Abraços
\o/


-------------------


Aproveito o ensejo para convidar os autores a conhecerem os serviços independentes (oficinas de literatura)  que presto: AQUI

Conheça minhas obras CLIQUE  e meu lançamento LILITH







5 comentários :

  1. Adorei as dicas Adri. Como estou começando agora, ando atrás de todas informações possíveis e as suas foram de total proveito. Obrigada por compartilhar conosco dicas tão preciosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Me sentir nessa linhas linhas, sou uma das formiguinhas que levo a sua obra aos conhecimentos de outros...

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!
    Excelente!!
    Claro e preciso.
    Obrigada.

    ResponderExcluir