Manual de Marketing vol.2



- Como fazer a estrutura de um texto com finalidade de divulgação:
* Posso escrever o que quero?
* Quanto mais, melhor?
* Posso abusar das imagens e cores?

Imagine você arrumando a sala de seu escritório para receber uma visita muito importante - seu cliente. Sabendo que esta visita conhece bem o que veio buscar - QUALIDADE. Você enfeitará esta sala de forma carregada, com brilho, cores variadas, texturas e uma variedade de artefatos, com detalhes bem pessoais e estilo amador? Ou contratará algum profissional para fazer esta arrumação de modo que todo o ambiente  ajudará a convencer seu cliente, transmitindo credibilidade ao seu produto?

A resposta profissional seria - sim, eu apostaria neste projeto. 
Mas a maioria das respostas de escritores é - já gasto demais com meu livro, vou eu mesmo fazer a capa, a diagramação, revisãO, Beta Reader , banners, quotes para divulgação e tudo que precisar. Eu gosto de me envolver com meu livro.

Sim, realmente é gostoso este envolvimento, como é diferente pintar a própria casa, o próprio cabelo e tudo que não se tem um diploma qualificador, mas não é o adequado. Em dado momento de sua carreira promissora, o empreendedor deverá colocar a mão no bolso e investir, justamente para fazer o algo a mais, que é o segredo de todo profissional bem-sucedido. É coisa de sonhador, se referir ao escritor como profissional? Não, não é mais. Com o grande fluxo no mercado e diversas opções de títulos que geram concorrência (inevitável, pois se trata de mercado) o autor que não fizer algo diferente para se destacar ficará cada vez mais para trás. Os que estão no topo, geralmente são os que mais fizeram por seu livro.

- Estrutura de um Banner ou Quote de divulgação:

A estrutura é adaptável, uma vez que depende do público e do contexto em que irão circular. Porém deve apresentar os seguintes elementos básicos: título, o texto, as imagens e a assinatura. Veja a seguir como esses elementos devem aparecer:
* Título: texto curto que deve despertar o interesse do público em questão. O título deve criar uma identificação imediata com o seu produto - geralmente se trata de uma frase de efeito para chamar a atenção.
* Texto: é aqui que os argumentos são colocados para convencer o leitor a comprar seu produto. O argumento deve ser objetivo e direto. O seu texto DEVE dialogar com o leitor e deixá-lo à vontade, ser breve e de fácil leitura. Não adianta escrever a metade do livro num banner ou quote, vai encher a paciência de quem olhar e até se interessar em ler, mas desistirá na primeira tentativa. 
* Assinatura: Nome do autor ou do autor da imagem ou texto.

- Linguagem:

O texto publicitário admite ser escrito na linguagem coloquial, embora o excesso de gírias e coloquialismos faça seu produto perder credibilidade. Tome muito cuidado. Além de não abusar do coloquialismo, também é preciso impressionar seu leitor com bom senso, isso ressalta a imagem de valorização de seu produto, mas não exagere nos termos rebuscados, afinal, você precisa se comunicar com todo e qualquer nível de público, digo, COMUNICAR. Ex: A hermenêutica epistemológica do tratado literário cuja natureza fantástica emana do princípio zetético tornou-se uma curra pacóvia perante ao pernóstico surgimento da literatura hot nacional que vem causando sensação de nódoa aos leitores mais pudicos.  >>>>>  Que diabos é isso? 

Preste atenção para não soltar spoilers. Que graça tem se já de primeira você revela o segredo de seu livro? Isso serve também para as sinopses.
Para completar, é frequente nos textos publicitários o uso de verbos no imperativo e exploração do duplo sentido das palavras (ambiguidade) - a ambiguidade desperta a curiosidade nata do ser humano que é o desejo, p.e., de descobrir o que tem dentro de uma caixa grande deixada na calçada com um pequeno buraco nela e logo abaixo um aviso - não olhe, mas imagine. 

- Quero tanto comprar seu livro? Fale-me um pouco sobre ele... - diz o leitor. 
- Bem, meu livro... é um livro que fala de anjos, é fantasia e é bem legal, você vai gostar. - diz o autor.
- Ah, tá, mas do que se trata a trama? - insiste o leitor.
- Bem, a trama se trata de um anjo que vira demônio e no final do livro mata toda a cidade  onde ele está. Mas no final, ele vira humano e depois se mata. O gênero é fantasia e todo mundo que lê, gosta. Ah, custa R$ 30,00, você pode parcelar no pagseguro ou fazer depósito direto na minha conta. - terminou a conversa, o autor.

Quem não souber falar de seu livro, não poderá expô-lo no mercado, pois se o leitor se interessar em comprá-lo, e você for um autor disponível nas redes sociais, certamente passará por este tipo de situação, terá que responder a curiosidade de seu leitor, ou AUMENTÁ-LA. O correto, caso não saiba desenvolver uma explicação sem entregar o segredo do livro, é você formular uma retórica prévia sobre as partes relevantes da obra. Procure sempre encontrar as perguntas que poderão ser formuladas através dos capítulos, para que desperte a vontade de ler no leitor. JAMAIS entregue o mistério do livro ou fale dele até o final dos capítulos. Ensaie um resumo, desperte a curiosidade com enigmas e perguntas e pronto. Todo livro tem que haver algum mistério, pois se não houver, sinceramente, seu livro ainda não está pronto. Como conseguir desenvolver este mistério? Procure os serviços dos profissionais que trabalham com leitura crítica ou Beta Reader.
Mas o mais importante é o autor demonstrar uma posição de autoridade (conhecimento, domínio, propriedade) no tema, desta forma ele passará confiança. Releia seu livro, conheça-o, encontre os mistérios existentes nas entrelinhas, e use-os a seu favor, não contando sobre estes, mas usando-os como seus aliados.
Ex: O que  acontecerá a Antônio? Será ele , um alienígena? Ele está vivo, morto, dormindo, sonhando? Será que ele existe? >>>>> NUNCA cite o que Antônio verdadeiramente é ou o que acontecerá com ele, nas hipóteses criadas. 

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O vol 1 do Manual do Marketing, leia AQUI
Caso necessite de um serviço como Beta Reader ou leitora crítica, AQUI.

2 comentários :

  1. Você é uma moça bonita e talentosa, com certeza alcançará seus objetivos quanto a mim, sou um poeta nato sem muita sofisticação, escrevo de acordo com minha inspiração, que é mais ou menos igual a de todo mundo, diferente a cada dia, de acordo com mil coisas, um abraço.

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